O Mistério e a Magia dos Ritos Funerários do Vodu no Haiti
Garantindo a sobrevivência do espírito
Segundo o The Guardian, os haitianos dizem que o Haiti é 70% católico, 30% protestante e 100% vodu. Vodu, ou vudu, como muitos chamam, é uma combinação de catolicismo, outras formas de cristianismo, várias religiões africanas e magia folclórica.
Vodu é uma religião transmitida de boca em boca. Não há escrituras. Houngan, ou sacerdotes, e Manbo, ou sacerdotes, estão disponíveis para realizar rituais e rituais e para aconselhar. Embora o vodu não seja o mesmo em todos os locais, a maioria dos praticantes acredita que um mundo visível está entrelaçado com um mundo espiritual. Existe um deus único e todo-poderoso, mas ele permanece distante. A maioria das pessoas ora a espíritos ou antepassados.
Vodou chegou ao Haiti na década de 1700 com os escravos trazidos da África para trabalhar nos campos de cana. Sob a influência de vários praticantes poderosos de Vodu, muitos dos escravos se revoltaram, matando seus senhores e assumindo a terra como se fossem seus. Isso deixou os proprietários de escravos brancos com medo de Vodou e proibiram sua prática sob pena de morte. Os brancos também inventaram histórias assustadoras sobre o Vodou, como as práticas de apunhalar os bonecos de vodu e criar zumbis.
Hoje, os praticantes de vodu ainda enfrentam discriminação e até linchamento se encontrarem um grupo religioso fundamentalista. Isso pode acontecer porque a Vodou contraria as normas sociais. Por exemplo, a religião reverencia os membros da comunidade LGBTQ e trata todos os sexos igualmente.
Um país desesperadamente pobre, o Haiti tem pouco acesso à medicina moderna. O tempo médio de vida é de apenas 60 anos e a mortalidade infantil é alta. A morte de um amigo ou membro da família é praticamente uma ocorrência diária.
Rituais da Morte de Vodu
Os praticantes de vodu acreditam que a alma entra no mundo espiritual imediatamente após a morte. Mas por sete a nove dias, fica próximo ao corpo. Este é um momento perigoso para a alma, porque um praticante do mal ou um rancor pode roubar a alma e impedir que ela alcance a paz.
Frasco de argila
Crédito: Captura de tela “Museu Vodu - Espírito Govi”
Depois de uma semana, o Houngan ou o Manbo realizam um "Ritual das Nove Noites". Esse ritual libera uma alma de seus laços com o corpo e permite que ela vá para um lugar de água escura, onde fica por um ano e um dia.
No final deste período, um bloco realiza um ritual chamado “Rito de Recuperação” para transferir uma alma para um pote de barro chamado govi. Então, ele ou ela destrói o domínio de maneira ritualizada (por exemplo, destruindo-o em uma encruzilhada). Isso envia uma alma para a comunidade de espíritos ancestrais. O espírito então não entra no corpo de um membro da família ou amigo.
Os praticantes de vodu acreditam que as pessoas LGBT são especialmente receptivas às pessoas. É por isso que a religião reverencia os membros desta comunidade.
Mais tarde, o espírito reencarna 16 vezes e depois entra no mundo espiritual para sempre.
Família assume responsabilidade
A maioria dos haitianos morre em casa, cercada por entradas que entram em lamentos rituais quando ocorre a morte. O membro mais velho da família é responsável por tomar as providências para o manuseio do corpo e a realização dos ritos funerários. Outro membro da família é eleito para o último banho, um sinal de carinho e respeito.
O descarte do corpo pode ser um problema, pois pode causar que o espírito da conta com o corpo. A cremação não é uma opção, pois o Vodou pode causar a destruição do corpo. A maioria das pessoas prefere um mausoléu acima do solo como local de descanso final. Mas comprar um mausoléu custa muito mais do que a maioria dos haitianos pode pagar. Em vez disso, a maioria das famílias aluga espaço em mausoléus públicos. Quando o primeiro ano crucial termina, ou quando as famílias não podem mais pagar o aluguel, o corpo é queimado. Algumas famílias não têm escolha de não abandonar o corpo em um local isolado e rezar para que nenhum dano ocorra ao espírito de seu ente querido.
O vodu é uma religião rica e vibrante que entrelaça muitos sistemas de crenças. Seus rituais em torno da morte e morte garantida que o espírito continua a fazer parte do mundo dos ancestrais que cuidam dos seus entes queridos na terra.
Atenção: Você precisa efetuar um cadastro ou já ter cadastro no site para prosseguir.
Email: corporativo
Email: reidovudu@reidovudu.com.br www.reidovudu.com.br www.reidovudu.com
Telefone 0xx(34)99150-2401 CASO DE URGÊNCIA
Telefone Fixo do Templo 0xx(34)3662-3812